Camisa de Vênus e Rock Grande do Sul [Chegou Aqui #003]

Diz que, devido às Olimpíadas, os Correios passaram a priorizar as entregas em Sedex. Nessa as bolachas vindo por PAC ficaram perambulando por ai de galpão em galpão… até que num belo dia desembarcam na redação do Disco de Vinil, para alegria geral da nação! Dessa vez o gênero é rock e a década é de 80. Chega de papo e vamos abrir logo essa encomenda:

Dessa vez a compra nem foi de loja online, mas feita diretamente com pessoas físicas, através de grupos de venda e troca de LPs. Demorou, mas chegou… o clássico Viva, do Camisa de Vênus, autografado pelo vocalista da banda, Marcelo Nova, e a coletânea Rock Grande do Sul, que infelizmente veio sem encarte.

1 – Rock Grande do Sul

Eu já tinha o álbum em CD e nem sabia que existia a versão em vinil. Tava mais ou menos barato então mandamos vir junto, pros discos não viajarem sozinhos (hehe). Sabem como é, né…

Esse álbum é de 1985 e consiste em uma coletânea de bandas gaúchas, todas aprovadas em um concurso de seleção promovido pela RCA. Os grupos convocados tiveram grande repercussão e muitos deles consolidaram suas carreiras, como DeFalla, Garotos da Rua, os Replicantes e claro, os Engenheiros do Hawaii. Vale muito a pena ouvir!

2 – Camisa de Vênus – Viva

Você sabia que esse é o segundo álbum ao vivo mais vendido do rock naciona (dos anos 80)l?! Certamente boa parte do sucesso de vendas dele pode ser explicado pela censura federal. Reza a lenda que, se “aproveitando da época de redemocratização em 1985, Marcelo Nova teria não enviado o álbum para apreciação da censura”, achando que ia passar batido.

O álbum chegou às lojas em meados de 86, e quando já tinham sido vendidas mais de 40 mil cópias foi que a Policia Federal, por ordens da Censura, começou a recolher os discos das prateleiras. Com isso, oito das dez músicas acabaram censuradas por conterem “linguagem imprópria” e como notícia sobre proibição corre rápido (vide whatsApp), o álbum acabou batendo a marca de 180 mil cópias vendidas.

Mais uma curiosidade sobre o álbum é que ele foi, talvez, o primeiro disco nacional a conter palavrões explícitos nas gravações. É possível ouvir o coro da plateia vociferando “bota pra fuder” em várias faixas. Além disso, o áudio também possui preservadas as imperfeições técnicas da apresentação ao vivo como microfonias, afinal, a gravação não contou com remixagem em estúdio.

Quem preferir ouvir a obra em CD vai perder o histórico (e talvez profético) discurso de Marcelo Nova sobre o Dia Internacional da Mulher, já que a “homenagem” foi cortada da reedição. Vale lembrar que o show foi gravado exatamente no dia 8 de março.  E o deboche por conta do vocalista está eternizado no sulco. Só pra vocês não ficarem com curiosidade vou transcrever as “palavras de sabedoria” que antecedem a proibida faixa “Silvia”:

“Hoje tem um monte de… Hoje tem um monte de mulher na platéia. Legal. Hoje é o dia… Hoje é o dia internacional da mulher. E nós queremos aproveitar a oportunidade porque o Camisa de Vênus tem sido acusado de ser uma banda machista, mas não é nada disso. Na verdade, o Camisa de Vênus é a única banda heterossexual do planeta. Né?

E então a gente não podia deixar de dizer que nós adoramos as mulheres. Sem você, nós não viveríamos em hipótese alguma. Inclusive eu acho que mundo só vai consertar o dia que a mulher tomar o poder, bicho. Tem mais tato, tem mais sensibilidade, tem mais carinho. Agora que eu já enchi o ego de vocês pode arria as calçolinhas e vamos lá”, diz, pra risada geral da galera.

O álbum é um dos melhores “ao vivo” do rock nacional, sem dúvidas. Sensacional aquisição. Muita história por 60 pratas. Não?

E se você curte nosso trabalho e quer ajudar a compor nosso acervo, não se sinta censurado, esse tempo já passou. Entre em contato aqui pelo site ou através do e-mail discodevinil.com@gmail.com para saber como nos enviar aquele seu LP repetido ou, para os lojistas, aquelas bolachas de ponta de estoque. O apoio de vocês é fundamental para a manutenção desse espaço. Grande abraço.

E até a próxima. Vai saber quando… depende dos Correios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s