15 anos sem Chet Atkins: Uma Homenagem ao Mr. Guitar!

Hoje completam 15 anos da morte do Mr. Guitar. Se você nunca ouviu falar em Chet Atkins então a hora é essa. Esse cara deu uma revolucionada na forma como o homem trata o instrumento elétrico que lhe deu o apelido. Mais que isso… Chet ficou conhecido por desenvolver um estilo próprio de tocar, que depois ficou conhecido como thumbpicking ou fingerpicking, que é uma forma de dedilhar a melodia e ritmo dos acordes simultaneamente com um baixo nas cordas graves.

Além de ser considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stones, ocupando o vigésimo primeiro lugar da lista, ele também foi produtor musical nos EUA, chegando a trabalhar com Elvis Presley.

Ele partiu aos 77 anos, vitima de câncer, e foi postumamente incluído no Rock and Roll Hall of Fame, em 2002. O ‘coroa’ tem na conta nada menos que 14 Grammys e 9 Country Music Association Instrumentalist of the Year. Ainda duvida do potencial do cara?

Em 1956, há 60 anos atrás, ele lançava o single abaixo, pela RCA:

E aqui é possível assistir Chet fazendo ao vivo o Medley da música título do lançamento acima, veja só que musicalidade ímpar:

O nome dele virou modelo de violão de luxo, mas esse cara merece mais. E tem forma melhor de homenagem que botar um disco dele pra girar? Enquanto seu som ecoar ele estará vivo e muito bem representado. Então… hoje é dia dele: Chet Atkins na agulha, ou AQUI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s