Será que os adolescentes estão mantendo o vinil vivo?

Porque o vinil está prosperando na era do streaming? Um menina de 16 anos dona de uma loja de discos de vinil explica por que é seu formato preferido.

O ano de 2015 marcou o décimo ano seguido que as vendas de vinis voltaram nos EUA com mais de 12 milhões de unidades vendidas. Com tantos streamings hoje como Spotify, Pandora, Apple Music, quem ainda compra música desse jeito fora de moda e por quê?

De acordo com o Music Watch, são os millenials – metade dos compradores de vinis em 2015 tinham menos de 25 anos. Adia Douglas, uma menina de 16 anos é uma de muitos amantes de vinil que existem por aí, mas ela levou sua paixão um pouco mais adiante. Adia é co-proprietária de sua prórpia loja de discos, a RPM Records em Brentwood, Califórnia, onde ela trabalha todas as tardes depois da escola.

Adia contou que começou a colecionar discos com 10 anos com a ajuda da coleção de vinis impressionante que seu pai começou décadas antes. Seus álbum preferidos abrangem vários gêneros e diferentes períodos de tempo e atualmente são: Oceania do Smashing Pumpkins, Oracular Spectacular de MGMT, Déjà vu de Crosby, Stills de Nash and Young e Warpaint da banda homônima. Ela dá créditos ao seu pai por ter lhe ensinado esse vasto gosto musical.

Seu amor pelo vinil tem a ver com a experiência da audição e a qualidade do som. “Quando estou ouvindo minha música no meu som, ela soa melhor. Soa mais viva. Existe uma vibe  completamente diferente de quando eu ligo meu laptop e coloco algo do YouTube, Pandora ou Spotify,” afirmou ela.

Seu pai, Jason Douglas, concorda. Ele acredita que trocando do vinil para o MP3, “foi sacrificada a qualidade sonora por conveniência.” Foi o seu encorajamento para apreciar o vinil que inspirou Adia a abrir sua própria loja de discos. Na verdade, a RPM Records começou vendendo discos da coleção de seu pai. Assista a matéria clicando na imagem abaixo:

 

 

Fonte: Seeker

Um comentário sobre “Será que os adolescentes estão mantendo o vinil vivo?

  1. Pingback: Lançamentos do mundo do Vinil nos EUA e na… Irlanda!? | discodevinil.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s